solar-panel-manufacture

• Manufacturing
  • Negociação
  • Tecnologia

O principal fabricante mundial de painéis solares está “a impulsionar um futuro verde”, utilizando uma versão adaptada do JAGGAER ONE para compras sustentáveis.

Lisboa, 31 de agosto de 2021 – A JAGGAER trabalha com a Suntech Power, um dos principais fabricantes mundiais de painéis solares, para tornar a energia sustentável mais rentável e amiga do ambiente. Os utilizadores da JAGGAER no departamento de compras da Suntech compram atualmente a mais de 2.000 fornecedores, com 1.800 concursos lançados até à data e 600 transações anuais. A plataforma JAGGAER ONE foi adaptada localmente para o mercado chinês.

A missão da Suntech é “impulsionar um futuro verde” através da investigação, desenvolvimento e produção de células solares de silício cristalino. Fundada em 2001 e sediada em Wuxi, na província chinesa de Jiangsu, a empresa é o principal fabricante mundial de módulos fotovoltaicos, mais conhecidos como painéis solares. De facto, a sede da empresa apresenta a maior fachada solar integrada de construção do mundo.

“Dedicamo-nos a melhorar a eficiência de conversão dos nossos produtos, alavancando continuamente novas tecnologias e melhorando as nossas técnicas de fabrico. Somos uma das forças mais poderosas do mundo a impulsionar a paridade da rede de produção de energia fotovoltaica”, afirma Sr. Wu, Diretor de Compras da Suntech.

Simplificar os processos de compra mais complexos

Um elemento importante do sucesso da Suntech é o fornecimento de materiais e componentes fiáveis e de alto desempenho. Atualmente, a produção digital permite à Suntech rastrear todos os materiais recebidos dos fornecedores ao longo de todo o processo de produção, desde o início até ao produto final. Isto é vital para o rigoroso controlo de qualidade da Suntech ao longo de todo o processo de fabrico.

A empresa tinha enfrentado uma série de desafios com a entrada de novos concorrentes no mercado de painéis solares, o que impôs a necessidade de maior eficiência nas compras e aprovisionamento. Na altura, a Suntech não tinha qualquer processo formal de compras e gestão de fornecedores, nem qualquer conhecimento da base de dados de fornecedores.

Foi, neste sentido, que a Suntech começou à procura de um parceiro para orientar a sua transformação de compras digitais e selecionou a JAGGAER. “A JAGGAER entrou no mercado chinês muito cedo em comparação com outros fornecedores de controlo de gastos”, declara o Diretor de Compras da Suntech. “A sua equipa cresceu e amadureceu para oferecer um bom apoio local.”

“A JAGGAER está empenhada no desenvolvimento contínuo para satisfazer as exigências do mercado local, analisando os processos atuais, concebendo e desenvolvendo um roteiro para fazer crescer a situação atual para o que deveria ser, ajudando-nos no processo de gestão da mudança”, acrescenta.

1,3 milhões em poupanças no primeiro ano

Os resultados alcançados até agora estão a contribuir para o sucesso da Suntech. “Já no primeiro ano completo conseguimos uma poupança de 10 milhões de RMB (aproximadamente 1,3 milhões de euros) graças à JAGGAER”, comenta Wu. Desde então, a Suntech alargou o âmbito de compras através da JAGGAER a uma vasta gama de categorias diretas e indiretas, tais como armações de alumínio, tiras de cobre, grafite, transporte e serviços.

Além disso, os gestores de compras e os quadros superiores têm muito maior visibilidade dos projetos e das atividades de aquisição, uma vez que tudo é registado no sistema. O aprovisionamento desempenha agora um papel importante na cadeia de valor de fabrico inteligente da Suntech, permitindo que materiais e componentes de qualidade cheguem ao armazém mesmo a tempo e interajam com o sistema interno de execução de fabrico da Suntech.

“A JAGGAER ajudou a fazer da Suntech o ponto de referência para as aquisições dentro da indústria solar, e está, portanto, a contribuir para um futuro sustentável”, conclui o Diretor de Compras da Suntech.

Sobre a Suntech Power

Os carregamentos de módulos fotovoltaicos históricos acumulados da Suntech excedem 25 GW. Serve três segmentos primários de mercado: serviços públicos, clientes comerciais e industriais, e clientes residenciais, para quem a Suntech “transforma o dom do sol em energia verde para o mundo”. A Suntech está representada em mais de 100 países em todo o mundo e em 2019 tinha receitas operacionais de 11.150 milhões de dólares, o que supõe um crescimento anual de 4%.

A Suntech é impulsionada pela inovação e qualidade, possuindo mais de 500 patentes licenciadas.

www.suntech-power.com

Sobre JAGGAER: Gestão simplificada de compras e abastecimento

Geramos valor para compradores e vendedores através da nossa rede interligada globalmente, com escritórios localizados na América do Norte, América Latina, Europa, Ásia, Austrália e Médio Oriente. A JAGGAER desenvolve e oferece soluções abrangentes baseadas em SaaS desde a necessidade de compra até à faturação (Source-to-Settle), incluindo análise avançada de despesas, gestão de categorias, gestão de fornecedores, compras, contratos, eProcurement, faturação, gestão da cadeia de fornecimento e inventário num plataforma única, a JAGGAER ONE. A JAGGAER foi pioneira em soluções de controlo de despesas durante mais de 25 anos e continua a liderar a curva de inovação ouvindo os clientes e stakeholders ​​em todos os setores.

Saiba mais sobre as soluções JAGGAER.