• .
    Comunicado de imprensa

Capital Energy incorpora tecnologia JAGGAER em compras e projetos renováveis

eProcurement

A empresa irá selecionar os seus fornecedores de acordo com os critérios de sustentabilidade

Lisboa, 7 de julho de 2022Capital Energy, uma empresa espanhola de energia fundada há duas décadas e cujo objetivo é tornar-se o primeiro operador de energia 100% renovável verticalmente integrado da Península Ibérica, iniciou um ambicioso projeto de digitalização da totalidade dos seus processos de compra com a JAGGAER, uma empresa líder no comércio autónomo.

As metas traçadas pela empresa de energia são conseguir poupanças significativas, tanto a nível financeiro, que poderiam variar entre 10 e 15%, como em tempo de gestão, que será reduzido em 30%. Além disso, um dos principais objetivos do projeto para a Capital Energy é minimizar os chamados custos Maverick, ou sem pedido.

“Neste momento, as compras são realizadas maioritariamente de forma manual, mas, graças ao acordo com a JAGGAER, a nossa transformação digital estender-se-á a todos os procedimentos associados a esta área de negócios”, afirma María Gorrochategui, responsável de compras da Capital Energy. “A nova plataforma de compras irá ajudar-nos em todos os processos associados à futura construção de parques eólicos e centrais fotovoltaicas” reforça.

A Capital Energy, que tem atualmente um portefólio de projetos eólicos e solares na Península Ibérica com mais de 30 gigawatts (GW) de potência, dos quais mais de 8 GW já dispõem de autorizações de acesso à rede, decidiu trabalhar com a JAGGAER devido à sua vasta experiência em serviços públicos e de energia em Espanha. De facto, como salienta Antonio Romero, diretor comercial da JAGGAER, “a grande maioria das empresas deste setor trabalha connosco”.

Além de apresentar uma oferta competitiva, “a implementação da nova plataforma tinha de ser flexível para se adaptar ao potencial crescimento da Capital Energy e permitir que este se centre na digitalização sem restrições de acesso, um valor diferencial da nossa proposta”, comenta Antonio Romero.

Com aproximadamente 2 000 fornecedores, quase todos nacionais, e mais de 8 000 pedidos por ano, a empresa de energia pretende também iniciar um procedimento de aprovação digital com critérios de sustentabilidade, num sentido mais amplo.

“Estabelecer critérios mínimos permitir-nos-á conhecer o estado em que se encontram esses fornecedores e definir quais poderão colaborar com a Capital Energy, alargando assim o nosso compromisso com a sustentabilidade ao longo da nossa cadeia de abastecimento”, diz María Gorrochategui.

Cobertura completa do ciclo de compras

A estratégia de digitalização iniciada pela empresa irá simplificar todo o processo de compra, desde o início, da necessidade, até ao final com o pagamento da fatura, passando pelo registo e aprovação de fornecedores e pela gestão de concursos e contratos.

O projeto inclui os módulos JAGGAER ONE de eProcurement, faturação, gestão de fornecedores, sourcing e contratos, bem como a integração com o ERP da empresa.

Sobre a Capital Energy

De acordo com o seu compromisso com a transição energética ecológica e justa, a Capital Energy conta atualmente na Península Ibérica com um portefólio de projetos eólicos e solares com mais de 30 gigawatts (GW) de capacidade, dos quais em mais de 8 GW foram já concedidas autorizações de acesso à rede.

A Capital Energy alcançou o seu objetivo estratégico de estar presente em toda a cadeia de valor da geração renovável: desde o desenvolvimento, onde a empresa tem uma posição consolidada graças ao seu histórico de 20 anos, até à construção, produção, armazenamento, operação e abastecimento. A empresa tem 15 escritórios em Espanha e Portugal, onde trabalham cerca de 360 funcionários.

Sobre a JAGGAER: Comércio Autónomo

A JAGGAER lidera a revolução do Comércio Autónomo, uma experiência comercial B2B autónoma entre compradores, fornecedores, IoT e Parceiros. Mais de 450 mil milhões de euros de mercadorias são geridos todos os anos através da rede da JAGGAER. Aproveitando a IA e a aprendizagem automática, as nossas soluções de compra fornecem aos compradores e fornecedores da empresa recomendações inteligentes que alinham as necessidades do comprador com as capacidades do fornecedor. As nossas soluções executam de forma autónoma muitas das tarefas repetitivas e necessárias para facilitar o comércio empresarial. A nossa solução está conectada em rede, é inteligente, abrangente e expansível. Contamos com mais de 1 100 funcionários, todos eles focados no sucesso do cliente www.jaggaer.com/pt

Para mais informação: Agência de Comunicação em Portugal – Youngnetwork Group

Lúcia Espanhol: luciaespanhol@yungnetworkgroup.com

Patrícia Pipa: patriciapipa@youngnetworkgroup.com

Additional Resources

Maturity Assessment

Take this quick Autonomous Commerce Maturity Assessment now to identify your maturity stage and the next steps to take in your journey.